5 dicas de como prospectar clientes imobiliários

Buscar clientes faz parte da venda, todo mundo sabe disso. Mas ainda assim é uma das fases da venda mais complicadas e estressantes de se realizar: requer dedicação, estudo, cuidado, tempo, método e gerenciamento. Ademais, uma boa prospecção de clientes quer dizer impulsionar o nome da sua marca, tornando o processo cada vez mais fácil. Isso porque os clientes dão total credibilidade a marcas já conhecidas e bem consolidadas no mercado.

Por isso, nesse artigo iremos listar algumas sugestões de como tornar o processo de busca mais simples para a sua imobiliária. Algumas são antigas conhecidas (sempre bom relembrar) e outras surgem como novidade para utilizar a inteligência de negócios para a administração da imobiliária.

Não se esqueça que vendas é um processo detalhista e deve ser observado em cada etapa para reconhecer pontos de oportunidades. Vamos iniciar do básico. Como você está administrando seus clientes?

1. Buscando Leads

Leads são pessoas interessadas nos produtos ou serviços que você tem a oferecer. Elas entram nas suas redes sociais, site, em eventos, na sua loja física, ligam, mandam e-mails. O principal objetivo que você tem que ter nessa etapa é conseguir uma maneira de contato para começar o relacionamento com elas.

A maneira mais utilizada atualmente é produzindo conteúdo de qualidade (vídeos, cartilhas, artigos, e-books) e CTA (call to actions) nas redes sociais e no site que influenciam essas pessoas a deixar seu telefone/e-mail e nome para futuros contatos. Essa é a primeira maneira de como encontrar clientes e deve ser constante para aumentar sua “boca do funil de vendas”.

2. Como prospectar clientes com auxílio do CRM imobiliário

Um CRM imobiliário te concederá alta qualidade no momento de converter os leads em potenciais clientes porque deixa que você acompanhe seu cliente e lembra informações do cliente que vão te diferenciar como vendedor no observar do lead.

O Jetimob é uma plataforma de gerenciamento dos seus imóveis e clientes (que possui dentro as alternativas de planos, uma versão gratuita) que ordena suas oportunidades de vendas e permite que você acompanhe detalhadamente cada fase da prospecção, até a conclusão do negócio. É uma ferramenta ótima para planejar seu dia a dia de como prospectar clientes e controlar seus resultados.

Talvez você ainda não possua uma ferramenta dessas (indico urgentemente) para sua prospecção imobiliária, mas é relevante você ter um processo estruturado. Nem que seja em uma planilha em Excel.

3. Como prospectar clientes com e-mail marketing

E-mail marketing é uma ferramenta fundamental na análise imobiliária. Mas o e-mail não deve ter tratado como uma venda direta e sim como um meio de relacionamento. Ele faz parte do método de atuar com o funil de vendas.

Não utilize apenas o e-mail marketing para responder de maneira passiva seu cliente ou somente realizar um contato inicial. Utilize para trocar informações de qualidade, encaminhar oportunidades únicas em primeira mão, dar alguma informação relevante.

4. Como prospectar clientes através das redes sociais

Seja proativo e não fique satisfeito somente com compartilhamentos e likes. Se relacione com seus leads, responda aos comentários deles, note quais publicações deram mais retorno e invista mais naquele rumo. O mais apropriado, atualmente, é investir em conteúdo, manter o cliente não somente com divulgação, mas com temas que ele gostaria de entender. Veja bem, use a rede para anunciar seus imóveis, sim, mas foque em outras coisas também.

Você pode publicar notícias importantes para o ramo imobiliário, compartilhar artigos do seu próprio blog (caso você tenha um), até mesmo, conteúdos de blogs parceiros. Saber utilizá-la de forma humanizada e inteligente, apresentando autoridade e significância no ramo, além de conter seu cliente, te ajuda a alcançar novos.

5. Quem precisa do seu produto?

Parece uma indagação simples, mas será que você está, de fato, disponibilizando o produto certo para a pessoa certa?

Análise a conduta do seu público, entre nas páginas onde eles entram, estude os fóruns sobre temas do ramo (e blogs), saiba suas dores. Isto é, determine quem seria o seu cliente ideal e, a partir daí, adapte sua comunicação para quem realmente necessita ou está interessado.